Como você se sentiria se soubesse que muitos produtos por ai afirmam que são isentos de gordura trans mas estão cheios desta gordura tão prejudicial à saúde humana?


Pois é, isso acontece e com muita frequencia. Muitos ingerem alguns destes produtos acreditando estar fazendo um bem para a saúde, mas na verdade estão se prejudicando...

E se você ainda não sabe o que a ingestão frequente desta vilã faz, você vai descobrir neste breve texto, além de conhecer alguns dos alimentos que possuem a gordura. 


O que é gordura trans?

É um tipo específico de gordura proveniente do processo de hidrogenação natural (ocorrido no rúmen dos animais) ou industrial.**

Para que ela é tanto utilizada pela indústria?

Para modificar a composição, estrutura e consistência de um óleo tornando-o sólido a temperatura ambiente. Isso afeta a estrutura, estabilidade, sabor, aroma, qualidade de estocagem, características sensoriais e visuais dos alimentos.***

Por que devemos evitar o seu consumo?

  • Ocasiona o aumento do LDL (colesterol “ruim”) em grau similar ao causado pelos ácidos graxos saturados. Em contraste com todos os demais ácidos graxos, os isômeros trans implicam adiminuição do HDL (colesterol “bom”).***
  • Parece aumentar o risco de doença coronariana mais do que qualquer outro macronutriente, aumentando substancialmente o risco mesmo para baixos níveis de consumo (1% a 3% do total de energia consumido).****
  • Pode ser transferida tanto pela placenta quanto pelo leite materno, afetando o processo de crescimento e de desenvolvimento da criança.*****

Qual é a recomendação para consumo?

A recomendação é que seja consumido o mínimo possível. Segundo a Organização Mundial da Saúde, não deve ultrapassar 1% do valor calórico da dieta. Isso significa que em uma dieta de 2000 kcal, o máximo a ser ingerido por dia são 2 g. Para uma criança de 6 a 10 anos, por exemplo, o máximo seria 1,5 g.
Em média, os percentuais de ingestão de ácidos graxos trans por meio da alimentação são:****
  • 80 a 90% de alimentos obtidos por hidrogenação parcial;
  • 2 a 8% de alimentos provenientes de animais ruminantes;
  • 1 a 1,5% de óleos refinados, sendo que sua reutilização, principalmente no preparo de alimentos fritos, pode tornar significativa a sua contribuição na ingestão diária de ácidos graxos trans.
Os ácidos graxos trans provenientes da carne ou de laticínios de ruminantes parecem não trazer problemas maiores para a saúde pública, talvez pela pouca quantidade ingerida (1% a 8% do total de gorduras ou menos de 0,5% do total de calorias ingeridas) ou por suas diferenças biológicas em relação aos produzidos por hidrogenação.******
Tem como desconfiarmos através dos ingredientes quais alimentos contém gordura trans, mas nem sempre poderemos ter certeza. Vamos aos exemplos de como verificamos:

Possuem gordura trans e não negam:

salma pao arabe
chocolate kopenhagen ganache
Esse são exemplos de transparência na embalagem que gostamos de ver! Pois, no primeiro caso, o fabricante utiliza gordura trans e afirma isso tanto nos ingredientes quanto nas informações nutricionais.
No segundo caso, apesar de não acrescentar a gordura trans ao produto, a empresa não esconde a gordura trans presente naturalmente nos ingredientes, provavelmente da “gordura do leite”, e coloca isso de maneira clara nas informações nutricionais.
Vejam que em ambos os casos, os fabricantes poderiam ter colocado 0 g de gordura trans nas informações nutricionais, pois a quantidade é igual a 0,2 g.

Possui gordura trans e “nega parcialmente”:

club social integral
Aqui a empresa se aproveita da legislação* para colocar “0% gordura trans na porção” estampado na embalagem e para colocar “ZERO gramas” na tabela nutricional. Mas, não esconde a informação nos ingredientes, pois aparece ali a “gordura vegetal hidrogenada”.

Não possui gordura trans:

pita bread pao sirio
Conseguimos confirmar o “ZERO gordura trans” porque não há gordura vegetal, carne, leite e derivados nos ingredientes.

Possui ingredientes suspeitos de conter gordura trans:

passatempo ao leite
O fabricante não define o tipo de gordura vegetal utilizada. Isso significa que pode ser gordura trans, mas não temos como afirmar, pois existem outros tipos de gordura vegetal.
gordura de palma é uma gordura vegetal que tem sido utilizada como forma de substituição da gordura trans, por exemplo. Porém, apesar de ser rica em vitamina E, ela ainda contém 50% da gordura na forma saturada podendo provocar doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade quando consumida em excesso.

Referências bibliográficas:
*Resolução RDC no 360, de 23 de dezembro de 2003.
**DIAS, J.R.; GONÇALVES, E.C.B.A. Avaliação do consumo e análise da rotulagem nutricional de alimentos com alto teor de ácidos graxos trans. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 29(1): 177-182, jan.-mar. 2009.
***RIBEIRO, A.P.B.; MOURA, J.M.L.N.; GRIMALDI, R.; GONÇALVES, L.A.G. Interesterificação Química: Alternativa para Obtenção de Gorduras Zero Trans. Quim. Nova, Vol. 30, No. 5, 1295-1300, 2007.
****OOMEN, C.M.; OCKE, M.C.; FESKENS, E.J.; VAN ERP-BAART, M.A.; KOK, F.J.; KROMHOUT, D. Association between trans fatty acid intake and 10-year risk of coronary heart disease in the Zutphen Elderly Study: a prospective population-based study. Lancet: 357: 746-51, 2001.
*****MERÇON, Fábio. O que é gordura trans?. Química Nova na Escola, v. 32, n. 2, 2010.
******Jakobsen MU, Bysted A, Andersen NL, Heitmann BL, Hartkopp HB, Leth T, et al. Intake of ruminant trans fatty acids and risk of coronary heart disease – an overview. Atheroscler Suppl. 2006; 7: 9-11.

FONTE: blog: www.fechandoziper.com - Muito bom o texto! 

Por isso minha gente, LEIAM OS ROTULOS! Mas não só a quantidade de calorias, leiam também os ingredientes. 

E vc SABIA? É obrigatorio a empresa colocar em ordem de maior quantidade os ingredientes da lista. Portanto se o primeiro ingrediente for xarope de glicose ou açucar ou gordura, é porque esse ingrediente esta em maior quantidade no produto. #FIQUE DE OLHO
Beijo 
Carol