quarta-feira, 25 de abril de 2012

RECEITAS COM ABACATE


Não é novidade que eu considero o abacate um alimento muito importante.
Mas como informação (correta) nunca é demais, aqui vão algumas sobre o abacate.



O abacate possui em 100 gramas:    
15g de lipídeos, 
2g de proteínas e 
8,5g de carboidratos. 
É rico em gorduras monoinsaturadas, o que confere a esse fruto diversas propriedades cardioprotetoras. É fonte ainda de vitamina E e glutationa, potentes antioxidantes que neutralizam radicais livres que, quando em excesso, se associam à doenças crônicas.

O consumo de abacate auxilia no tratamento de doenças crônicas, especialmente das cardiopatias, diabetes e dislipidemias. Diminui as concentrações de triglicerídeos, colesterol e LDL no sangue, ao mesmo tempo que aumenta os níveis de HDL. Apresenta também propriedades anticoagulante, digestiva, laxante, destoxificante, imunoestimulante e anti-inflamatória.



Outro composto com diversos efeitos o organismo, presente no abacate, é o beta-sitosterol. Essa substância possui atividades bactericida, antiviral, fungicida e anti-inflamatória. Esse fitosterol isolado ou em combinação com outros esteróis tem demonstrado efeito em reduzir os níveis de colesterol sanguíneo ao inibir sua captação intestinal. Essa ação pode auxiliar ainda em dietas para a perda de peso.

O beta-sitosterol reduz a dilatação da próstata, prevenindo e auxiliando no tratamento do câncer. Isso ocorre por meio de uma ação específica sobre o fígado, inibindo uma enzima que atua na conversão da testosterona à hidrotestosterona, que ao se ligar a receptores androgênicos ocasiona aumento da próstata, queda de cabelo, disfunções vasculares e possibilidade de impotência.

Na mulher, o beta-sitosterol acarreta um efeito antiestrogênico, prevenindo o desenvolvimento de ginecomastia, retenção de líquidos e aumento de peso principalmente na fase da TPM. Esse ativo também possui propriedade especial sobre a imunidade e com isso auxilia no tratamento de doenças como câncer, SIDA e infecções e ainda tem demonstrado efeito normalizador da glicose no sangue e nos níveis de insulina nos diabetes do tipo I e II. Reduz níveis de glicose no sangue por uma ação inibitória-reguladora da enzima glucose-6-fosfatase.

O abacate apresenta ainda níveis moderados de alfacaroteno. Seu poder antioxidante protege contra a oxidação do LDL, reduzindo o risco de aterosclerose. Outra doença que parece ter associação com os níveis desse composto no organismo é a doença de Alzheimer. Pesquisas concluíram que níveis baixos desse fitoquímico podem influenciar no desenvolvimento dessa patologia.


Quanta informação né, mas isso é para vocês pararem de uma vez por todas de me perguntar: "mas abacate não engorda?"
Não!!!! Abacate tem bastante caloria, mas a caloria por si só não engorda, o que engorda é a falta de equilíbrio e o excesso!!!!!

Ta com dúvida?? Se você me conhece sabe que sou uma nutri exemplar, como manda o figurino..rs..E o abacate está presente em minha rotina praticamente todos os dias, na vitamina, na salada, como patê, etc.

Aproveite as receitas!!!

PATÊ DE ABACATE COM AZEITONAS PRETAS

Ingredientes:
- ½ abacate
- 5 azeitonas pretas sem caroço picadas
- 1 fio de azeite
- 1 colher de sopa de suco de limão
- Manjericão a gosto
- 1 pitada de pimenta do reino
- Não necessita sal caso a azeitona seja conservada na salmoura

Modo de preparo:
Amasse o abacate com auxílio de um garfo. Acrescente as azeitonas picadas, o azeite, o suco de limão, o manjericão picadinho, a pimenta do reino e mexa bem. Deixe refrigerar e sirva.

CREME DE ABACATE COM GELEIA

Ingredientes:
- Abacate
- Geleia de frutas sem adição de açúcar
Obs.: a proporção sugerida é de 2:1, ou seja, 2 colheres de sopa cheia de abacate para 1 rasa de geleia.

Modo de preparo:
Amasse o abacate com auxílio de um garfo. Adicione a geleia e mexa bem. Deixe refrigerar e sirva.

MOUSSE DE ABACATE, COCO E CACAU

Ingredientes:
- 1 abacate bem maduro
- 5 colheres de sopa de coco ralado desidratado ou 8 colheres de coco ralado fresco
- Água o suficiente para hidratar o coco desidratado, até nivelar
- Cacau em pó orgânico sem açúcar (a gosto ou até atingir a coloração desejada)
- Para adoçar: melado, mel ou açúcar demerara (a gosto - quanto menos, melhor)

Modo de preparo:
Hidrate o coco em água por 15 minutos. Em processador ou liquidificador bata o abacate. Acrescente o coco hidratado ou fresco. Aos poucos adicione o cacau até obter o ponto desejado. Adoce a gosto. Leve a geladeira, espere gelar e sirva!
Obs.: para aumentar a viscosidade e semelhança com mousse pode-se acrescentar 1 colher das de café rasa de CMC.

E mais idéias:

Salada de rúcula, tomate e abacate, com ervas e azeite
Salada de abacate, manga e gergelim preto.


Salada de alface, abacate e azeite de ervas

Salada de camarão com abacate
Have Fun!!!

Você também pode gostar de:

panqueca proteica