segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

NHOQUE DE BATATA DOCE SEM GLÚTEN

Essa receita foi o jantar de ontem. Mais uma improvisada, a receita foi adaptada aos ingredientes que encontrei, rs.


Ficou delicioso!!!!!!!


Vantages da receita:


- É hipoalergênica e pode ser consumida por todos aqueles que têm intolerância ou sensibilidade a glúten, laticineos, soja e aditivos químicos.

- Fonte de vitaminas A e betacaroteno (a deficiência causa: ⬆foliculite, cegueira noturna, ⬇imunidade, ⬆dificuldade em se bronzear), além de minerais (fundamentais ao funcionamento do corpo) e vitaminas do complexo B (que dentre muitas funções ajudam a espantar pernilongos e borrachudos, muito comuns no verão).






 - Por conter batata doce - alimento de baixo indice glicêmico,  é ideal para aqueles que malham e desejam ganhar músculos. Se adicionar uma proteína faz a combinação perfeita para refeição pré ou pós treino, embora sirva para qualquer horário.










Ingredientes:


- 1 kg de batata doce, cozida em água sem sal, descascada e espremida (ainda quente)
- 2 ovos caipira inteiros
- 1 c. (chá) de sal marinho
- 1 c. (sopa) de óleo de coco
- 1/2 xícara de trigo sarraceno
- 1 xícara de polvilho azedo, coloque aos poucos e veja se será necessário utilizar tudo. A farinha serve para dar o ponto, desgrudando das mãos. Vá adicionando farinha até desgrudar e conseguir fazer o nhoque. Aproveita e já faz um exercício para o antebraço. ;) 


Preparo:


Amassar tudo. Fazer rolinhos e cortar em pedacinhos enfarinhando-os e colocando farinha na mesa onde se trabalha para a massa não grudar na mesma. Quando todos estiverem prontos pode-se:
1) Ferver água e coloca-los aos poucos. Aguardar subir à superfície e tirar com uma escumadeira e colocar em escorredor.
2) Congelá-los abertos em uma assadeira sem coloca-los em cima uns dos outros. Após congelados coloca-los em sacos próprios a quantidade necessária para uma refeição. Quando for cozinha-los, agir como no nº 1.
Finalizando o passo nº 1, coloca-los em uma travessa e acrescentar o molho de sua preferência.

O molho foi:

- tomates cereja
- atum em lata (conservado em óleo, porém despreze o óleo para utilizar)
- cheiro-verde
- tempero caseiro (alho, cebola, orégano, cheiro-verde, cenoura, sal marinho)
- alho poró
- manjericão e orégano seco

Preparo:

Refogue tudo, e pronto!



Muuuuuuuito bom!

Enjoy it!

beijo

Carol Lenzi




sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Creme de abacate c/ banana FUNCIONAL!

Boa noite!


Hoje uma receita bem simples e funcional para hora daquela vontade de comer doce.


Como ja postei algumas vezes, o abacate é um fruto muito valioso. Contém altas doses de gordura boa, o que ajuda a controlar a glicemia, ajuda a emagrecer, suaviza a pele e melhora a produção energética do corpo.


Os benefícios do óleo de coco:


Os benefícios do óleo de coco incluem: alívio do stress, controle dos níveis de colesterol, perda de peso*, aumento da imunidade, melhora da digestão e metabolismo, alívio dos problemas renais,  controle da glicemia, redução da carga viral (HIV, herpes), cuidado e força dos ossos. Estes benefícios do óleo de coco podem ser atribuídos à presença de ácido láurico, ácido cáprico e ácido caprílico com propriedades tais como: antimicrobiana, antioxidante, antifúngica, antibacteriana, calmante, etc.

Como o ácido láurico é utilizado pelo nosso corpo?
O corpo humano usa o ácido láurico para ajudar a lidar com vírus e bactérias como, Listeria monocytogenes (contaminação por alimentos, causa sintomas de gripes, gastroenterites e pode causar aborto) e Helicobacter pylori (bactéria existente em nosso duodeno, migra para o estômago quando ocorre redução da acidez estomacal, causa úlcera), e protozoários nocivos como, Giardia lamblia (causa giardíase = infecção intestinal). O Coconut Research Center elaborou várias referências sobre a investigação científica feita com o óleo de coco.



* O ômega 9 presente no óleo de coco induz a queima de gordura, principalmente abdominal!


Vamos a receita:


Ingredientes:


- 1/4 de abacate
- 1 banana
- 1 c. (sobremesa) de óleo de coco
- 1 c. (chá) de cacau em pó orgânico (potente antioxidante)
- 1 pitada de canela em pó.


Preparo:


Amasse a banana com o abacate, adicione os demais ingredientes e pronto!!!


Delicie-se!!!



Frango Assado com Abóbora e abacate!

Boa Noite a todos!!!

Esta receita eu preparei hoje para o almoço.
Como muitos sabem eu não sigo receita, meus pratos são todos frutos de experiências culinárias. Algumas muito boas, outras nem tanto. Mas sempre muito nutritivas e rápidas!! Não dá para acertar todos os dias, não é mesmo?

Vamos ao prato do dia:

Tudo muito simples, não levei nem 20 minutos no preparo, o resto o forno e o microondas terminaram sozinhos.

Ingredientes:

- 4 coxas e 4 sobrecoxas - sem pele!
- 2 c. (sopa) do tempero caseiro
- 1 cebola pequena orgânica fatiada fino
- 1/4 de abóbora em cubos
- 1 c. (sobremesa) de cúrcuma
- 1 c. (chá) de óleo de gergelim torrado
- 1 c. (chá) de óleo de coco
- papel manteiga
- papel aluminio

Preparo:

Pré aqueça o forno a 240 graus. Retire a pele do frango, lave  com vinagre de maçã e adicione todos os ingredientes. Disponha os pedaços de frango numa forma retangular, com o caldo por cima e grande parte das abóboras também. Embrulhe a forma com o papel manteiga e depois o papel alumínio. (Assim você não coloca sua comida em contato com o alumínio, metal pesado extremamente prejudicial a saúde!)
Deixei lá por 40 minutos, retirei os papeis, virei os pedaços de frango e joguei um pouco do molho por cima para molhar a carne. Voltei para o forno por mais 30 minutos e Pronto!

O arroz integral foi mais fácil ainda, 2 xícaras de arroz, 4 xícaras de água mineral, 1 c. (sopa) de tempero caseiro. Numa vasilha de vidro, coloque um prato por cima semi tampado. Leve ao microondas por 30 minutos em temperatura máxima. Tampe por completo e coloque mais 3 minutos. Deixe descansar por pelo menos mais 10 minutos antes de servir.




Para completar, na hora de servir fatiei abacate o que foi uma surpresa, ficou maravilhoso com a abóbora!!!! Essa eu nunca tinha experimentado, abacate c/ abóbora e frango. Muuuuuuuito bom!







O tempero, eu costumo fazer um pouco e deixar pronto para facilitar. Não gosto de temperos prontos industrializados, contêm muito sal, glutamato, corantes e aditivos químicos, provocam alergia, pressão alta, inchaço, alguns aditivos podem até causar câncer. Prefiro gastar 10 minutos do meu tempo do que fazer a escolha mais fácil.

Você pode inventar o seu, o meu desta vez continha: alho, cebola, cenoura, cheiro-verde, alho poró, orégano, sal marinho.

Bato tudo no mixer, mas sem fazer uma pasta, só picando bem miúdo. E pronto, guarde num pote de vidro na geladeira, fácil, rápido e muito gostoso.

Bom apetite!!



quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Liga da Saúde: Mas doutor, o que que eu vou comer?

Se eu ou qualquer outro profissional suspendeu glúten ou laticineo de sua dieta, entenda o porque e saiba como lidar com isso.
Não é dificil, mas é preciso conhecimento e vontade!
LEIAM!
Liga da Saúde: Mas doutor, o que que eu vou comer?: De tanto amigos, pacientes, seguidores da liga e followers do twitter pedirem aí vai um post sobre Dieta sem glúten e sem lácteos. Primeiro ...

Você também pode gostar de:

panqueca proteica