segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

NHOQUE DE BATATA DOCE SEM GLÚTEN

Essa receita foi o jantar de ontem. Mais uma improvisada, a receita foi adaptada aos ingredientes que encontrei, rs.


Ficou delicioso!!!!!!!


Vantages da receita:


- É hipoalergênica e pode ser consumida por todos aqueles que têm intolerância ou sensibilidade a glúten, laticineos, soja e aditivos químicos.

- Fonte de vitaminas A e betacaroteno (a deficiência causa: ⬆foliculite, cegueira noturna, ⬇imunidade, ⬆dificuldade em se bronzear), além de minerais (fundamentais ao funcionamento do corpo) e vitaminas do complexo B (que dentre muitas funções ajudam a espantar pernilongos e borrachudos, muito comuns no verão).






 - Por conter batata doce - alimento de baixo indice glicêmico,  é ideal para aqueles que malham e desejam ganhar músculos. Se adicionar uma proteína faz a combinação perfeita para refeição pré ou pós treino, embora sirva para qualquer horário.










Ingredientes:


- 1 kg de batata doce, cozida em água sem sal, descascada e espremida (ainda quente)
- 2 ovos caipira inteiros
- 1 c. (chá) de sal marinho
- 1 c. (sopa) de óleo de coco
- 1/2 xícara de trigo sarraceno
- 1 xícara de polvilho azedo, coloque aos poucos e veja se será necessário utilizar tudo. A farinha serve para dar o ponto, desgrudando das mãos. Vá adicionando farinha até desgrudar e conseguir fazer o nhoque. Aproveita e já faz um exercício para o antebraço. ;) 


Preparo:


Amassar tudo. Fazer rolinhos e cortar em pedacinhos enfarinhando-os e colocando farinha na mesa onde se trabalha para a massa não grudar na mesma. Quando todos estiverem prontos pode-se:
1) Ferver água e coloca-los aos poucos. Aguardar subir à superfície e tirar com uma escumadeira e colocar em escorredor.
2) Congelá-los abertos em uma assadeira sem coloca-los em cima uns dos outros. Após congelados coloca-los em sacos próprios a quantidade necessária para uma refeição. Quando for cozinha-los, agir como no nº 1.
Finalizando o passo nº 1, coloca-los em uma travessa e acrescentar o molho de sua preferência.

O molho foi:

- tomates cereja
- atum em lata (conservado em óleo, porém despreze o óleo para utilizar)
- cheiro-verde
- tempero caseiro (alho, cebola, orégano, cheiro-verde, cenoura, sal marinho)
- alho poró
- manjericão e orégano seco

Preparo:

Refogue tudo, e pronto!



Muuuuuuuito bom!

Enjoy it!

beijo

Carol Lenzi




Você também pode gostar de:

panqueca proteica