domingo, 25 de agosto de 2013

Engordando sem comer demais


Agora mesmo passou no canal Discovery h&h um programa muito interessante: Programados para engordar. Aqui no Brasil quando um profissional de saúde bem informado toca nos assuntos que estão sendo abordados agora no programa, dizem: "neurótico", "sem embasamento cientifico", "natureba"dentre outros adjetivos...

Masssss existe sim embasamento e não, não é loucura! Ou pq vc acha que a população esta cada vez mais obesa?

O programa esta falando sobre os "obesógenos" os famosos disruptores endocrinos. Substâncias capazes de fazer o corpo engordar mais, não só aumentando o tecido, mas criando novos tecidos adiposos, coisa que nosso organismo seria incapaz de fazer alguns anos atras. Substâncias como o BPA e BPS (do plástico), pesticidas (agrotóxicos), dioxinas (armazenadas em gordura animal) e toxinas do cigarro podem tanto nos levar a produzir novas células de gordura quanto podem levar o nosso organismo a não utilização de alguns hormônios fundamentais à saúde. Mas não estamos falando somente que se você comer ou tiver contato com essas substâncias vc ficará obeso, estamos falando de mães que tiveram contato durante a gestação e amamentação e isso se refletiu na saúde dos filhos!


Em alguns países como Canada, Australia e na União Européia o assunto já é polêmico desde a década de 90. E a produção de mamadeiras de plástico já está proibida há alguns anos. Aqui no Brasil a Anvisa proibiu a produção de mamadeiras com BPA  somente em janeiro de 2012 (um pouco atrasada...) E ainda vejo mães que aquecem a mamadeira de plástico no microondas ou que aquecem as papinhas em potes de plástico no microondas ou em banho maria. E ainda fabricantes que se gabam dizendo que o produtos não contém BPA, mas tem BPS ou ftalatos (tão ruins quanto o BPA).


Por isso minha gente, abram os olhos!!!! Mamadeiras de plástico, potes plásticos, embalagens plásticas ou enlatadas com revestimento plástico, alimentos com agrotóxicos, peixes com dioxinas (como o salmão) e cigarro podem levar o seu filho a ser obeso, mesmo que ele faça exercícios e não coma demais!! O contato com essas substâncias poderá mudar a programação genética!!!

Mais uma vez, EVITEM PLÁSTICO, PREFIRAM OS ORGÂNICOS, NÃO FUMEM E CUIDADO COM A ESCOLHA DOS ALIMENTOS, nem tudo que parece saudável realmente é!

PROCURE SEMPRE UM NUTRICIONISTA, DE PREFERÊNCIA FUNCIONAL!

Prevenção é muito melhor (e mais fácil) do que o tratamento!!!

Boa noite!

Ana Carolina Lenzi
Nutricionista Clínica e Esportiva Funcional
CRN3 19.133

Você também pode gostar de:

panqueca proteica