domingo, 31 de julho de 2011

Adoçantes, usar ou não usar, eis a questão!

Não é de hoje que ouvimos dizer, que se você quer emagrecer ou é diabético, deve usar adoçantes no lugar do açúcar.
E até muito pouco tempo, acreditamos que isso era verdade. Hoje em dia a informação já é difundida, entre os que são contra e os ignorantes no assunto. Confesso ter sido ignorante no assunto durante muito tempo. Levava em consideração as informações passadas por fabricantes, pela mídia e outros profissionais sem conhecimento suficiente sobre o assunto.
Pois bem, chegou a hora de falar sobre os adoçantes de verdade!!! O que realmente fazem, se são mesmo inofensivos, quem deve usar e qual escolher.


Vou começar fazendo um breve relato de cada um. Informações que não constam na embalagem dos produtos, o que deveria ser OBRIGATORIO. Assim, quem sabe, o consumo de adoçantes não seria tão desmedido como é hoje em dia, ou você teria coragem de levar para casa um adoçante com os dizeres: CUIDADO, PODE CAUSAR CÂNCER! OU "O uso excessivos deste produto engorda!"


CICLAMATO DE SÓDIO
Em primeiro lugar,  contém sódio e deve ser evitado por Hipertensos, em segundo lugar, mas não menos importante, vem o fato de que pode provocar câncer!!!!!!
Alguns estudos, em 1970 apontaram efeitos carcinogênicos em ratos (poxa, se já sabem disso ha tanto tempo, porque é que a gente não vê na "Grobo" ????), o ciclamato é ILEGAL NOS EUA, JAPÃO, INGLATERRA E FRANÇA. E aqui pode, e você, bobão, achando que está fazendo um bem, vai lá e compra, quem é que nunca usou o ZEROCAL no cafézinho? Ainda mais com a Carolina Ferraz falando que mantém a forma com ele...hunf.
>>Marca: ZeroCal






SACARINA
Geralmente vem associado ao Ciclamato, e tem o poder de adoçar até 700 vezes mais que o açúcar. E justamente por este motivo, é o adoçante que mais ENGORDA! Isso mesmo ele ajuda a engordar! UAU! Quem diria né. Mas é verdade e o motivo é obvio para quem entende de Fisiologia e Bioquímica! Quem não entende, ficará sabendo no final do texto, onde explicarei porque TODOS os adoçantes engordam.
>> Marca: ZeroCal


SUCRALOSE
Derivado da cana de açúcar, mas não é natural, sofre mudanças químicas. Contém Cloro! A sucralose não é absorvida pelo corpo, mas em caso de disbiose e aumento da permeabilidade intestinal (estado muito comum e pouco valorizado em diagnósticos), essa substância organoclorada é absorvida e causará sérios danos metabólicos, é pior do que o Aspartame para causar radicais livres. 
>> Marcas: Linea, Gold.







ASPARTAME
O pior de todos os tempos!! Existem 92 sintomas documentados do ASPARTAME , do coma a morte, e a maioria deles é neurológica.  Na Conferência Mundial do Meio Ambiente, EUA anunciaram que o metanol (substância formada a partir do adoçante), imita os sintomas da Esclerose múltipla e do Lúpus Sistêmico. Especialmente em usuários de Diet Coke e Diet Pepsi. (As vítimas geralmente bebem de 3 a 4 latas destes refrigerantes por dia). O Aspartame muda a química do cérebro e já existem mais de 5000 produtos contaminados! Na Conferência do Colégio Americano de Medicina, o Dr. Russel Blaylock, neurocirurgião americano, autor do livro "Excitotoxinas: O Gosto que Mata", disse que os ingredientes estimulam os neurônios até a morte, causando dano cerebral em vários níveis. O corpo não elimina o aspartame, que se acumula no organismo. 
Doenças do Aspartame: (não quer dizer que são causadas somente pelo adoçante, mas o uso deste está associado a todas as doenças abaixo, se você usa, fique atento)
Fibromialgia
Espasmos
Dores
Formigamento nas pernas
Cãimbras
Vertigem
Tontura
Dor de cabeça
Zumbido no ouvido
Dores articulares
Depressão
Ataques de ansiedade
Fala atrapalhada
Visão borrada
e muito mais.


>> Marcas: Finn, Gold, Equal, Nutrasweet e Spoonful.































ESTEVIA
É o mais natural de todos, extraído da planta de mesmo nome. Pode ser encontrado puro ou associado a outro artificial. E mesmo puro, não deve ser utilizado indiscriminadamente. 
>> Marcas: Stevita, Stevine (puros) e Stevia plus (associado com sacarina e ciclamato). 


PORQUE OS ADOÇANTES ENGORDAM?


Que fique claro aqui, que se você está obeso ou acima do peso, não quer dizer que a culpa é somente do adoçante. Sabemos que são vários os fatores que interferem na obesidade. Mas, se você está sofrendo com o excesso de peso e faz uso desmedido de adoçantes e produtos diets e com baixa caloria, você com certeza está agravando o problema!!


Entenda o seu corpo: Quando colocamos algo doce na boca, estimulamos as papilas gustativas. As papilas estimuladas, mandam uma informação para o cérebro, que estimula o pâncreas (orgão responsável pela produção de Insulina - hormônio que carrega o açúcar para dentro das células). 
Ao consumir o adoçante como substituto do açúcar, ingerindo algo artificialmente doce, você também estimula a produção de insulina,  quando este hormônio cai na corrente sanguínea, e não encontra açúcar, derruba a glicose do sangue e faz com que VOCÊ fique compulsivo (desesperado) por doces, massas, pães. A fome aumenta, e o corpo pede por comida, algo fácil de digerir, carboidratos. E nestas condições, fica mais apto a guardar energia e armazenar gordura do que no indivíduo que realmente comeu algo doce.


Não estou dizendo que você deve comer açúcar a vontade, o ideal é não adoçar nada. E o incrível é que temos capacidade de sentir o sabor dos alimentos, mesmo sem adoçar. Achei por muito tempo que seria impossível tomar café sem adoçar, hoje em dia acho uma delicia, e se coloco qualquer adoçante, o sabor fica enjoativo e doce demais. Faça o teste, insista por pelo menos 10 dias. Faça sua papilas voltarem a funcionar! 


E caso você não seja diabético e ainda sinta muita necessidade em adoçar, as melhores opções são: xarope de agave (contém calorias mas é de baixo Indice Glicêmico), mel, açúcar orgânico ou mascavo orgânico.


Concluindo,
Adoçante, além de não ajudar a emagrecer, promove aumento do peso e ainda pode causar inúmeras doenças!


Não se iluda!
Emagrecer com saúde vai além de simplesmente excluir o açúcar e a gordura da dieta.


Ate já!


Beijos



Você também pode gostar de:

panqueca proteica